Currais Novos

Pelotão alusivo ao Colégio Comercial emociona em desfile cívico

Colégio Comercial de Currais Novos retorna pujante ao desfile cívico, homenageando a histórica instituição, emocionando a muitos e fazendo história.

O CCCN vive!

Colégio Comercial de Currais Novos retorna pujante ao desfile cívico, homenageando a histórica instituição, emocionando a muitos e fazendo história.
O desfile de sete de setembro este ano em Currais Novos foi charmoso, belo, vibrante. Mas para muitos a surpresa e a emoção maior foi o retorno pujante do pelotão fardado da gloriosa escola de outrora: “ Colégio Comercial de Currais Novos (CCCN)”, que, após tantos anos ausente dos desfiles cívicos depois de encerrada a escola, desfilou pela primeira vez este ano.

No afã de homenagear a escola e todos os que fizeram parte de sua história, ex-alunos, funcionários, professores, diretores, tantos os vivos quanto os já falecidos; o idealizador deste evento, o ex-aluno do CCCN e ex-professor do PHG, Dioclécio Dantas juntamente com Rosa Luciene, sua parceira da comissão organizadora articularam pelas redes sociais agregando todos quanto puderam juntar e que já passaram pela escola para a realização deste que já é um marco histórico: a retomada do pelotão alusivo ao Colégio Comercial de Currais Novos, hoje extinto fisicamente, para o desfile cívico de sete de setembro. Tudo num processo duplo de homenagear a escola e aos que por ela passaram como também ensenjando o reencontro de colegas e ex-alunos da histórica instituição de ensino currais-novense. A comissão organizadora contou também com a adesão e colaboração da atual gestão do PHG, Ione Braga e Adriana, que cederam a bandeira do CCCN e demais objetos (quadros dos ex-diretores, bandeiras, etc) para o desfile.

Fundado em 1953 pelo prefeito Francisco Leonis Gomes de Assis, sendo o Doutor Arthur da Silva Leandro seu primeiro diretor; inicialmente funcionou como parceria público privada com a paróquia de Sant’Ana, cujo pároco à época era Mons.Paulo Herôncio de Melo, mas que posteriormente passou ao domínio público municipal, o CCCN ou Colégio Comercial de Currais Novos fez história nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 chegando a figurar entre os mais destacados e proeminentes estabelecimentos de ensino público de todo o estado do Rio Grande do Norte. Por ele passaram inúmeros mestres e mestras contribuindo para a educação pública municipal, para a formação dos cidadãos e à evolução do nosso município dentre os quais podemos destacar alguns como:  Arthur da Silva Leandro, primeiro diretor, Mons. Ausônio de Araújo Filho, Professor Humberto Gama, Francisca Luciene de Macêdo Dantas, Lorinaldo Rodrigues Maciel e muitos outros.

No desfile cívico deste ano, que é o primeiro deste pelotão, desfilaram os seguintes ex-alunos e dois ex-professores: Dioclécio Dantas (idealizador e organizador), Rosa Luciene( organizadora), Raleika Lygia, Ivanês Alexandrino, Edilma Cortez, Maurílio Medeiros (ex-professor), Bárbara Mychayany, Daniel Cortez, Gudemberg Medeiros, Jô Toscano, José Pajeú Júnior (Ex-professor), Kely Dione, Maximo Dantas, Karina Medeiros, Jucilene Vianna, Dulciana Andriola, Francisco Leandro, Francisco de Assis, Wallyda.

Assim é que, por mais que se diga que o Colégio Comercial de Currais Novos esteja fisicamente extinto, não está, porém, definitivamente morto. Antes sim está vivo e bem vivo. Vívido e palpitante nos corações de seus inúmeros ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários, ex-diretores e todos os que tiveram de algum modo a gratificante experiência de trilhar os corredores alegres e edificantes do saudoso e glorioso Colégio Comercial de Currais Novos – CCCN.
Que venham os próximos desfiles para lá estarmos presentes e que venham todos os ex-alunos para o desejado REENCONTRO!

CCCN renasce glorioso como a Fênix!

Do alto da praça majestosa de Currais,
No fim da tarde surge uma grata surpresa:
Eis a bandeira que desponta entre as demais
Na multidão atônita, há um assombro, ao vê-la.

Que choque! Que emoção! Que orgulho e que alegria!

Era o CCCN tão pujante entre outras tais,
Erguia imponente a sua vistosa auriflama
De cor de vinho, rútilo, que nos conclama
A inebriar incendiado em sua chama.

Que surpresa! Que emoção! Quanta euforia!

Salta o orgulho, o peito infla, a alma ufana,
Deixa-se tomar por este ardor que te inflama
E a alegria renovada, faz nascer a gana
Que em nós tudo quer, perdoa; tudo abraça e ama.

Que comoção! Que gratidão! Que nostalgia!

Há tempos não te via assim: augusta e ufana!
Em seu portento, escola rainha e soberana.
Amo-te assim: sempre triunfante, eterna dama,
Pois vive neste peito que te celebra e ama.

Poeta: Damião Siridó.

Por Damião Silva, poeta, professor, ex-aluno do CCCN e membro do Coletivo Siridó.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Show de matéria. Captou a alma do momento. Todos nós que um dia teve a honra e alegria de estudar nesse excepcional colégio, sentimo-nos representado aqui.
    Obrigado e parabéns pelo registro, e que outros mais venham.
    Agradecimento e congratulações a todos pelo envolvimento. A participação de todos fez a diferença.

    1. O Meu Seridó está adisposição! Parabéns a comissão pelo empenho em reunir os ex-alunos e ex-profissionais do CCCN num desfile cívico que ficará marcado na história. Como diz o nosso poeta Damião da Silva: O CCCN vive!

  2. Foi uma honra pra mim resgatar um pouquinho da memória desse colégio que significou muito pra mim, e pra tantos outros, tanto na educação quanto na história de vida.
    Agradeço imensamente aos idealizadores desse projeto. Agradeço a todos os que formaram o pitotão CCCN, e a você Damião, por descrever brilhantemente nessa matéria, a história do Colégio, e a emoção que sentimos por estarmos vestindo aquela camisa linda mais uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo