II Festival de Violeiros e Repentistas do Povoado São Sebastião
O evento terá início nesta quinta(16), com oficinas de Cordel e Xilogravura
Currais Novos se prepara para uma verdadeira imersão na cultura popular nordestina com a segunda edição do Festival de Violeiros e Repentistas, que acontecerá nos dias 18 e 19 de janeiro de 2025, no Povoado São Sebastião, em Currais Novos, RN. O evento promete atrair um grande público, oferecendo uma programação diversificada que envolve música, arte e cultura. O II Festival de Violeiros tem o apoio do Instituto Neoenergia, que é patrocinador do evento através da Lei Câmara Cascudo e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Durante o festival, nos dias 16 e 17 de janeiro, o público poderá participar de Oficinas de Cordel e Xilogravura, proporcionando uma experiência prática com duas das mais importantes expressões culturais do Nordeste. Essas oficinas são uma oportunidade única de aprender sobre a criação literária e a arte da xilogravura, além de vivenciar o processo de produção dessas manifestações artísticas.
No sábado, dia 18, a música também estará em destaque, com a apresentação do Poeta Nonato Neto, conhecido por sua forte ligação com a poesia e a música de improviso, estará no palco com seu talento ímpar. Além dos Violeiros da região, José Lúcio, Rodrigo Potiguar, Zé Omar, Nelson Eduardo e Bonedis, que trarão ao público o melhor da música de viola, com shows da autêntica cultura nordestina.
A animação também estará garantida no domingo, dia 19, com José Lúcio e Ciza Aboiador,durante o percurso da tradicional Cavalgada de São Sebastião, que acontece durante a programação. Encerrando o evento tem a apresentação da Banda Sistema Nervoso, trazendo um som envolvente e contagiante, e do sanfoneiro Jandy do Acordeon, que promete encantar os presentes com seu repertório animado de forró e música regional.
O II Festival de Violeiros e Repentistas é uma verdadeira celebração da música e das artes populares do Nordeste,promovendo um encontro entre mestres e novos talentos,além de fortalecer a identidade cultural de Currais Novos e do Rio Grande do Norte.
A entrada será gratuita,garantindo acesso livre a todas as atrações e atividades. Este é um evento para toda a família, e o público poderá vivenciar de perto o calor humano e a riqueza cultural do sertão.